quinta-feira, 15 de maio de 2008

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE TROP - PRIMEIRO SEMESTRE

GONZALEZ, Christina H. Transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. Bras. Psiquiatr., Out 1999, vol.21, suppl.2, p.31-34.
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. Obsessões são idéias, pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e persistentes que são vivenciados como intrusivos e provocam ansiedade. Não são apenas preocupações excessivas em relação a problemas cotidianos. A pessoa tenta ignorá-los, suprimi-los ou neutralizá-los através de um outro pensamento ou ação. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam reduzir a ansiedade e afastar as obsessões. Esses rituais freqüentemente são percebidos como algo sem sentido e o indivíduo reconhece que seu comportamento é irracional. Geralmente a pessoa realiza uma compulsão para reduzir o sofrimento causado por uma obsessão. As obsessões mais comuns são: preocupação com sujeira ou secreções corporais, medo de que algo terrível possa acontecer a si mesmo ou a alguém querido, preocupação com simetria e escrupulosidade. As principais compulsões são: lavagem de mãos, verificação de portas, ordenação e arrumação, contagem e colecionismo. Para se fazer um diagnóstico de TOC é necessário que o nível da sintomatologia interfira no funcionamento social, interpessoal, ocupacional ou acadêmico do indivíduo e que os sintomas ocupem mais de uma hora por dia.
A prevalência do TOC ao longo da vida na população geral varia de 2% a 3% e a prevalência anual é de 1,5%. Os sintomas têm início na infância ou na adolescência em um terço a metade dos casos. A distribuição entre os sexos é semelhante, sendo discretamente maior entre as mulheres.
Um dos principais fatores associado à etiologia do TOC é a hereditariedade. São propostos três fenótipos possíveis para o TOC: TOC "esporádico", TOC com história familiar positiva e TOC associado a tiques.
O transtorno de Tourette (TT) é caracterizado pela presensa de múltiplos tiques motores crônicos e ao menos um tique vocal, com duração mínima de um ano e aparecimento antes dos 18 anos. Vários estudos demonstraram que o TT tem etiologia genética, com padrão de transmissão familiar autossômico dominante e penetrância variável de acordo com o sexo: 99% no sexo masculino e 70% no sexo feminino. Dos pacientes com TOC, até 15% têm transtorno de Tourette e dos pacientes com Transtorno de Tourette, 20% a 60% têm sintomas obsessivos e compulsivos.

A PARTIR DO TEXTO ACIMA ELABORE AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM.
1) Faça uma transcrição direta do segundo parágrafo do texto (desconsidere os grifos).
2) Faça uma transcrição direta da parte grifada do texto (desconsidere os grifos).
3) Faça uma citação indireta de qualquer trecho do texto.
4) Faça uma transcrição direta da primeira frase do último parágrafo do texto.
A seguir, serão dados alguns componentes bibliográficos de documentos. Elabore corretamente as referências segundo as normas da ABNT.

5) Livro: Novela e sociedade no Brasil que foi publicado em Niterói pela editora EdUFF em 1998. O livro foi escrito por Luís Guimarães Fagundes Gomes.

6) Neste caso foi usado o capítulo: “Ciência e conhecimento científico” do livro: “Fundamentos de metodologia científica” escrito por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos. O livro foi publicado em 2003 pela editora Atlas em São Paulo e corresponde à 5a edição. O capítulo em questão vai da página 75 até 81.

7) Nome do Livro: Arte Sacra: espaço sagrado hoje. Escrito por Cláudio Pastro em São Paulo pela editora Loyola em 1993.

8) Segundo as normas ABNT, existem três tipos de resumo (além do resumo crítico – resenha): resumo indicativo, resumo informativo, e resumo indicativo/informativo. Explique cada um deles.

9) Como devemos proceder, numa citação, se desejarmos inserir um comentário pessoal dentro de um texto transcrito diretamente?
10) Quando usamos a expressão apud?

11) Sobre a resenha, responda:
a) O que é?
b) Qual é a sua finalidade?
c) Qual é a diferença de uma resenha e um resumo?
d) Quais são os aspectos que ela pode abordar?

12) Durante este semestre vimos dez tipos de pesquisa:
a. Pesquisa bibliográfica
b. Pesquisa Documental
c. Pesquisa experimental
d. Pesquisa ex-post facto
e. Estudo de Coorte
f. Estudo de campo
g. Estudo de caso
h. Levantamento
i. Pesquisa ação
j. Pesquisa participante

Para cada um destes tipos de pesquisa, responda:
I. O que é (responda RESUMIDAMENTE)
II. Formule um problema de pesquisa cujos dados poderiam ser obtidos através de cada um dos delineamentos acima.
III. Formule hipóteses para cada problema de pesquisa elaborado.

13) Sobre fichamento, responda:
a. O que é?
b. Qual é a sua utilidade?
c. Quais são os tipo de fichamento ?
d. Explique brevemente cada tipo.

14) O que é um problema de pesquisa?

15) O que é uma hipótese de pesquisa?

16) Cite e explique três critérios que devem ser seguidos na elaboração de hipóteses.

17) Defina: (cap. 04 do Lara Campos)
1. variável dependente
2. variável independente
3. variável interveniente

18) Quais são os componentes de um projeto de pesquisa?

19) Cite quais são os componentes de um relatório de pesquisa. Explique a finalidade de cada etapa da pesquisa.

20) Defina pesquisa
21) O que é o consentimento livre e esclarecido?
22) Defina sujeito de pesquisa
23) Defina protocolo de pesquisa
24) O que é e para que servem os comitês de ética em pesquisa?
25) Se um sujeito de pesquisa decidir interromper sua participação no meio da coleta de dados, qual deve ser a atitude do pesquisador?
26) Quais são os princípios que devem ser considerados no trabalho de pesquisa com seres humanos? Explique-os.
27) Fale sobre a possibilidade de se remunerar o sujeito de pesquisa.
28) Defina patrocinador de pesquisa.

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